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Perguntas frequentes

>> INAC Hotel Access / INAC WiFi

Meu hotel é de pequeno porte. Posso utilizar a solução INAC para bilhetagem de internet ?

Sim, INAC Hotel Access (controle de internet em notebooks e laptops) pode ser instalado em hotéis de pequeno, médio e grande portes. Não há restrições de aplicação, mudam apenas os formatos de cobrança de acordo com o porte do hotel. Contate-nos e solicite um orçamento sem compromisso.

Pretendo controlar a internet dos hóspedes em todos os ambientes de meu hotel: apartamentos, lobby, restaurante, recepção e área externa. Que soluções necessito?

INAC Hotel Access e WiFi apenas. INAC Hotel Access controla, bilheta e gerencia o acesso à internet em todos os locais que tenham rede de dados (cabeada). Nos locais onde não há rede cabeada, usamos INAC WiFi (bilhetagem através de rede sem fio).

Posso instalar a solução de bilhetagem de internet em hospitais?

Sim, INAC pode ser instalado em hotéis, flats, condomínios, hospitais ou qualquer outro ambiente que necessite de controle e bilhetagem de internet.

Como o hóspede escolhe o plano de acesso à internet? Por tempo? Por dia? Por velocidade?

INAC Hotel Access e WiFi dispõem de uma gama variada de planos, que variam por tempo (1 hora, 6 horas, 12 horas, 24 horas ou por dias) e também por velocidade (de 128 à 512kbps, dependendo do link de internet contratado pelo hotel).

Como o hóspede efetua o login? Através de cartão de acesso?

Há 2 modalidades: login através de usuário e senha fornecidos pelo hotel, ou através de cartões de acesso pré-pagos adquiridos na recepção do hotel. Em ambos os casos, o processo de login é 100% seguro para o hóspede e para o hotel, sem risco de evasão de renda.

Meu hotel ainda não possui cabeamento de rede de dados. Podemos utilizar a solução INAC?

Sim, a INAC pode instalar toda a rede de dados de seu hotel, através de cabo ou WiFi, dependendo das condições da estrutura do estabelecimento. Solicite-nos uma visita técnica e avaliamos o local sem custo adicional.

Meu hotel já possui uma rede de dados instalada por outra empresa. Podemos utilizar esta mesma rede de dados?

Sim, é possível utilizá-la, porém é recomendado que façamos antes uma análise detalhada de toda a rede de dados, para certificar que está em boas condições de uso e não interfira posteriormente na prestação de serviço. Caso a rede esteja danificada, podemos refazê-la parcial ou totalmente.

Há alguns ambientes do hotel que não possuem rede de dados, como lobby, restaurante e piscina. Há condições de oferecer rede sem fio (WiFi) nestes locais?

Sim, nestes locais utilizamos INAC WiFi, que controla, bilheta e gerencia o acesso à internet onde não há condições de se instalar pontos de rede cabeada.

O hóspede precisa alterar alguma configuração ou instalar algum programa em seu notebook para conseguir acesso à internet?

Não é necessária nenhuma instalação ou configuração extra para que o hóspede obtenha acesso à internet. Em 97% dos casos, o usuário consegue acesso na 1ª tentativa. Caso haja qualquer dificuldade, dispomos de uma equipe de suporte técnico 24 horas para atendê-lo.

O hóspede pode utilizar serviço de VPN para acesso remoto à sua empresa?

Sim, INAC permite conexões remotas VPN (PPTP, Ipsec e L2TP) e SSL.

Como meu hotel fará o controle de usuários e cobrança do serviço utilizado?

Quando o hóspede efetua o login e inicia o acesso à internet, as informações sobre o plano escolhido por ele e valor correspondente são automaticamente enviadas ao PMS do hotel, e entrará como qualquer outro serviço no sistema. A cobrança, então, será feita no check-out do hóspede.

Se o login for feito através de cartões de acesso, o hóspede o adquire antecipadamente na recepção do hotel (cartões pré-pagos). Desta forma, não há evasão de renda.

Como posso visualizar usuários online ou emitir algum relatório de utilização do serviço de internet em meu hotel?

Assim que implementamos o sistema, disponibilizamos um endereço online na web com acesso restrito através de usuário/senha, onde o hotel tem acesso à todas as informações sobre o serviço: usuários online, resumo de gastos por mês, etc..

Há alguma restrição para sistemas operacionais ou navegadores (browsers)?

Nosso sistema é compatível com uma gama enorme de sistemas operacionais e navegadores, dentre eles: sistemas operacionais com suporte TCP/IP (Windows 95/98/NT/2000/XP/Vista, Mac OS, Unix/Linux, Windows Mobile, Palm) e navegadores Internet Explorer (a partir da versão 6), Firefox, Safari, Chrome e Netscape.

Meu hotel já possui um link de internet para o setor administrativo. Posso usar o mesmo link? Há alguma recomendação especial para que a internet dos hóspedes funcione corretamente?

Recomendamos que o hotel contrate um link separado para a utilização dos hóspedes, para que não haja "horários de pico" de lentidão por compartilhar um link para todo o hotel. Sugerimos a contratação de um link com as seguintes características: IP WAN estático, WAN DHCP , PPPoE WAN (RFC2516 - ex. Virtua).

Como sei que as informações acessadas pelo hóspede são sigilosas e estão seguras?

INAC Hotel Access e WiFi utilizam um processo seguro de login de usuário via SSL, com administração web segura via SSL, acesso por VPN (IPSec/ PPTP/ L2TP), por IP/MAC/endereço URL, e 802.1x.

Caso haja algum caso de fraude a sites de banco ou pedofilia de algum usuário dentro de meu hotel, há alguma forma de identificá-lo?

Sim, este é um grande diferencial de INAC: nosso sistema tem condições de fornecer relatórios com usuário, IP, Mac Address, data e endereços acessados pelo criminoso. Lembramos que em diversos estados existem leis que punem o estabelecimento em casos de fraude a bancos ou pedofilia, e nestes casos o hotel se isenta de qualquer responsabilidade.

Caso o hóspede tenha alguma dificuldade para acessar a internet, preciso ter um funcionário à disposição para ajudá-lo?

Não é necessário nenhum funcionário para auxiliá-lo, dispomos de uma equipe de suporte qualificada e altamente especializada para resolver qualquer problema do hóspede relacionado à internet. Lembramos que nossa equipe atende 24 horas por dia todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

Meu hotel frequentemente hospeda turistas de outros países, principalmente da América do Sul e Estados Unidos. Como daremos suporte de internet à eles?

Nossa equipe de suporte técnico é trilingue, e tem plenas condições de atender às solicitações de qualquer turista estrangeiro em qualquer horário do dia.

Meus cartões de acesso estão acabando! Como devemos proceder?

Entre em contato imediatamente conosco através do cartoes@inacsistemas.com ou pelo telefone (11) 3103-3388 e solicite uma nova remessa de cartões. Todos os cartões seguem ao destinatário através de serviço SEDEX dos Correios, portanto em até 2 dias úteis serão entregues no endereço do cadastro do hotel.

Alguns hóspedes reclamam de lentidão na conexão à internet. Como devo proceder?

Há basicamente 3 razões para que o hóspede note lentidão no acesso à internet:

1 – o equipamento do hóspede pode estar com lentidão por vários programas abertos ou mesmo vírus no sistema;

2 – a rede de dados pode estar com alguma falha física nos cabos ou switches que levam a conexão àquele hóspede;

3 – o link de internet contratado pode estar instável ou mesmo ter atingido o limite mínimo de velocidade garantido pelo fornecedor.

Ainda assim, solicitamos que entre em contato imediatamente com nossa equipe de suporte técnico através do (11) 3103-3388, termos condições de analisar a situação e informá-los praticamente em tempo real o motivo da lentidão.

Muitos hóspedes utilizam programas de comunicação instantânea como Skype e MSN para contatar sua empresa. Eles podem utilizar estes programas com INAC?

Podem sim, não há restrição alguma para a utilização de qualquer software de comunicação instantânea.

Meu hotel frequentemente hospeda turistas de outros países, principalmente da América do Sul e Estados Unidos. Como daremos suporte de internet à eles?

Nossa equipe de suporte técnico é trilingue, e tem plenas condições de atender às solicitações de qualquer turista estrangeiro em qualquer horário do dia.

Meus cartões de acesso estão acabando! Como devemos proceder?

Entre em contato imediatamente conosco através do cartoes@inacsistemas.com ou pelo telefone (11) 3103-3388 e solicite uma nova remessa de cartões. Todos os cartões seguem ao destinatário através de serviço SEDEX dos Correios, portanto em até 2 dias úteis serão entregues no endereço do cadastro do hotel.

>> INAC Business

Meu hotel possui um business Center, mas não temos condições de disponibilizar um funcionário para administrá-lo. INAC Business pode solucionar esta questão?

Sim, INAC Business é a ferramenta ideal para gerenciamento de computadores em áreas públicas como business centers, é totalmente automático e dispensa a necessidade de funcionários para administrar o acesso aos computadores.

Se não tivermos um funcionário administrando o Business Center, corremos o risco de o usuário desconfigurar o computador. Teremos que formatá-lo frequentemente?

Não há riscos, primeiramente porque o acesso a compartilhamentos, drives, pastas, impressoras, portas e aplicativos podem ser liberados ou restringidos um a um, tornando o sistema totalmente seguro contra invasões ou ações de hackers na rede de dados.

Além disso, conta com o IBP (INAC Business Protect): um simples reset retorna todas as configurações originais da máquina. Assim, não há necessidade de formatação do equipamento ou gastos com mão de obra técnica para manutenção de softwares.

Como sei que as informações acessadas pelo hóspede são sigilosas e estão seguras?

Todas as informações acessadas pelo usuário são automaticamente excluídas após o logout. Ou seja, a cada término de sessão, cache, histórico de navegação e lembretes de usuários são todos deletados.

Caso haja algum caso de fraude a sites de banco ou pedofilia de algum usuário dentro de meu hotel, há alguma forma de identificá-lo?

Sim, este é um grande diferencial de INAC: nosso sistema tem condições de fornecer relatórios com usuário, IP, Mac Address, data e endereços acessados pelo criminoso. Lembramos que em diversos estados existem leis que punem o estabelecimento em casos de fraude a bancos ou pedofilia, e nestes casos o hotel se isenta de qualquer responsabilidade.

Como o hóspede escolhe o plano de acesso à internet? Por tempo? Por velocidade?

Oferecemos 3 opções de acesso: 15 minutos, 30 minutos e 60 minutos, todos com tempo fracionado, ou seja, o usuário pode desconectar-se e conectar-se posteriormente até que seu tempo expire.

Como o hóspede efetua o login? Através de cartão de acesso?

O login é feito através de cartões de acesso pré-pagos adquiridos na recepção do hotel. Desta forma, o processo de login é 100% seguro para o hóspede e para o hotel, sem risco de evasão de renda.

Meus cartões de acesso estão acabando! Como devemos proceder?

Entre em contato imediatamente conosco através do cartoes@inacsistemas.com ou pelo telefone (11) 3103-3388 e solicite uma nova remessa de cartões. Todos os cartões seguem ao destinatário através de serviço SEDEX dos Correios, portanto em até 2 dias úteis serão entregues no endereço do cadastro do hotel.

Muitos hóspedes utilizam programas de comunicação instantânea como Skype e MSN para contatar sua empresa. Eles podem utilizar estes programas com INAC?

Podem sim, não há restrição alguma para a utilização de qualquer software de comunicação instantânea.

Quais os programas que o hóspede pode utilizar no Business Center?

Nativamente, os computadores de INAC Business já trazem sistema operacional Windows e os programas mais utilizados para trabalho (editor de textos, planilhas e slides), navegadores, visualizador de imagens e de vídeos e comunicação instantânea. Permite ainda conectar pen drives ou câmeras fotográficas para download das fotos.

Mensalmente, nossa equipe de suporte técnico efetua verificações remotamente, para atualizações de aplicativos e drivers que sejam necessárias.